quinta-feira, 17 de março de 2016

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho


Nota: 5,0


     Em tempos onde sonhos são sacrificados em prol do dinheiro, ficam estagnados em uma zona de conforto, ou simplesmente "morrem" por falta de apoio e preconceito, o novo filme da Walt Disney Animation Studios surge para romper com esses arquétipos. 


Imagem: filmes.disney.com.br

     O antropomorfismo aqui funciona (com muito respeito e verossimilhança) como uma sátira ao que o filme propõe: animais que abandonam suas características selvagens para dar lugar a um comportamento civilizado. Bem próximo ao que o ser humano tenta alcançar durante sua longa jornada de existência. Cômico e trágico se encontram, pois o que vemos é a luta incessante da coelhinha Judy Hopps (dublada no Brasil por Monica Iozzi), que sonha ser uma policial de sucesso e vem do interior para morar na cidade das oportunidades: Zootopia, O choque e diferença de culturas entre interior e  cidade é grande. Lá, Judy terá de aprender a lidar com o abuso de poder, preconceito e intolerância (dela e sofrido por ela). Ao tentar superar esses obstáculos e suas próprias limitações de compreensão, Judy se depara com Nick Wilde, uma raposa e típico predador dos coelhos (dublada no Brasil por Rodrigo Lombardi), que praticamente moldou-se aos costumes impostos pela sociedade conservadora, aplicando golpes por toda a cidade, garantindo assim sua sobrevivência.  


Imagem: filmes.disney.com.br


     Judy e Nick se veem obrigados a unirem forças a fim de resolver um caso que remete aos bons e velhos tempos dos filmes policiais em que polícia e bandido, trabalhando em unidade, eram sinônimo de caso resolvido na certa.  

   O grau de complexidade de ambos revela um processo de desconstrução e edificação dos personagens muito interessante. O que envolve não somente pais, filhos e todos a uma lição, mas a uma reflexão sobre tais fatos. 


Imagem: filmes.disney.com.br



    Com recorde de maior bilheteria entre as estreias dos filmes da Disney nos EUA, Zootopia: Essa Cidade é o Bicho é dirigido por Byron Howard (Enrolados), Rich Moore (Detona Ralph) e Jared Bush. 

     Zootopia é um filme para crianças que alimentam o sonho de "serem o que elas quiserem ser"; de que o céu definitivamente não é o limite e que devemos correr atrás dos nossos sonhos, respeitando as diferenças e principalmente permitindo-se aprender e mudar... mudar para melhor. Pais conservadores são muito bem-vindos ao cinema. Afinal, nunca é tarde para "cachorro velho aprender truque novo"... ou seria raposa? 




O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Léo. Continue acompanhando o blog com as críticas das estreias da semana. Um grande abraço!

      Excluir
  2. é tanta critica construtiva que até dá vontade de ir ver o filme, parabéns, não tenho tempo de ver o programa na TV, mas estou acompanhando pelo you tube. Sucesso =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Vou postando pelo Youtube para que não perca nenhuma dica de estreia da semana. Além dos programas, acompanhe minhas críticas aqui em meu blog. Um grande abraço!

      Excluir