quinta-feira, 5 de maio de 2016

A Assassina


Nota: 5,0


           Criado em 1946, o Festival de Cannes tem como glória máxima a premiação simbolizada pela Palma de Ouro e que ano após ano surpreende reconhecendo verdadeiras obras de arte, polêmicas ou não. Não é à toa que "A Assassina" vem para fazer parte do grupo seleto de produções chinesas de grande êxito neste sentido. 



Fonte: wellgousa.com



         "A Assassina" conta a história de uma matadora profissional que sofre com a dúvida entre executar sua missão ou salvar o amor de sua vida. O diretor Hou Hsiao Hsien ("A Viagem do Balão Vermelho"), mais conhecido por produções de dramas, funde artes marciais e a sensibilidade da temática ponto forte predominante em seu DNA de cineasta. Planos longos sem cortes, longínquos e que abusam da quietude, dúvida e descomodidade ditam o ritmo dessa produção. 



Fonte: www.pinterest.com



         Seguindo o rastro de filmes aclamados pelo público como "O Clã das Adagas Voadoras" (2003), indicados ou premiados ao Oscar, Globo de Ouro como "Herói" (2002) e "O Tigre e o Dragão" (2000), "A Assassina", que rendeu a Hou Hsiao-Hsien o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 2015 (às vezes o que realmente é bom, demora para chegar às salas de cinema em nosso país), entrega  uma trama hipnotizante e cativante.



Fonte: www.scmp.com


         Hou Hsiao Hsien, ao mesmo tempo em que se demonstra ousado, transforma a pulsão em subjetividade para alcançar novas dimensões. Um filme gracioso em sua composição e que conta com atores chineses famosos como Shu Qi (Carga Explosiva - 2002) e Chang Chen (O Tigre e o Dragão).





         Idealizado durante mais de 25 anos e refinado cuidadosamente há aproximadamente cinco por seu diretor, "A Assassina" é algo um pouco diferente da produção de "Boyhood" (do brilhante diretor Richard Linklater) neste quesito. Uma poesia cadenciada e belíssima, com um figurino de época, porém realista e exuberante,  Um filme que vai na contra-mão dos populares Wuxia (filmes chineses de artes marciais) e que promete fazer mais sucesso entre os apreciadores de arte do que aqueles que procuram no cinema apenas o entretenimento, Um autêntico vencedor de Cannes.



O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário