quarta-feira, 8 de junho de 2016

Invocação do Mal 2


Nota: 4,0



Quando vamos ao cinema assistir um filme de terror, o intuito é apenas um... sentir medo e levar bons sustos. O que nos anos 80 e 90 ditou as regras dos clássicos filmes de terror parece finalmente ter encontrado seu representante dessa nova geração com Invocação do Mal 2.
A trama dessa continuação leva Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga repetindo seus papeis) a uma nova investigação, dessa vez na Inglaterra, com o objetivo de desvendar o que ocorre com a filha mais nova de Peggy Hodgson, atormentada por uma abominável manifestação poltergeist no ano de 1977.


Filmes de terror, do trash ao gore, são sempre interessantes, mas quando um filme se inspira em fatos reais, não tem um ser vivo na face do planeta que não fique com a famosa pulga atrás da orelha. Isso porque nos faz pensar se o que vemos no cinema foi de fato a representação literal dos eventos que aconteceram na época.


James Wan, o mesmo diretor/criador da franquia Jogos Mortais, e que dirigiu Velozes e Furiosos 7, se inspira com muito êxito nos eventos reais que levaram Ed e Lorraine Warren aos casos mais bizarros envolvendo o sobrenatural.
O primeiro filme da Warner, inspirado em fatos ocorridos na década de 70, trouxe à tona os mais variados elementos dos filmes clássicos de terror, como tv chiando, porões escondidos, portas que rangem, puxão de pés na cama, entre outros, além de citar/homenagear obras primorosas como O Exorcista e Os Pássaros.


Invocação do Mal 2 continua evidenciando os elementos que consagraram os clássicos do terror. Só como breve exemplo, a voz da inocente e possuída Janet (Madison Wolfe) à la Regan MacNiel é algo realmente assustador e o demônio à espreita é perturbador.


         Realmente James Wan não só mostra, mas comprova seu talento ao dirigir filmes do gênero com ótimos personagens e um ato final que abala a estrutura dos que se conectam a eles. Sim, voltaremos mais do que nunca a ter medo do escuro e do silêncio que se esconde nas sombras. E a parte mais gostosa de um filme de terror é justamente essa... Prender a respiração, cobrir os olhos, mergulhar no medo e no pavor que o sobrenatural pode nos proporcionar. 



          Finalmente voltamos aos bons tempos de ter pesadelos após assistirmos uma sessão de terror. Já estava com saudades.



O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente

Um comentário:

  1. Confesso que não gosto de filmes de terror, mas isso se tornou um dos meus favoritos. Patrick Wilson sempre me move com suas performances. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Fome de poder é um dos seus filmes mais recentes e foi, na minha opinião, um dos melhores filmes baseadas em fatos reais que eu vi. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Além, acho que a sua participação neste filme drama realmente ajudou ao desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir