quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Águas Rasas


Nota: 3,0

Talvez poucos saibam, mas "Tubarão" de Spielberg é um filme pertencente ao gênero terror. Um dos filmes da minha infância e que fez diversas pessoas pensarem duas vezes antes de entrar em águas litorâneas. Depois de "Tubarão" tivemos um tremendo hiato com sequências e tentativas do gênero em repetir o mesmo sucesso e pavor daqueles tempos... Todos em vão. 



           Para não ser injusto, "Do Fundo do Mar" (1999) é até aceitável, mas a quantidade exorbitante de atores canastrões fazem o filme perder muito a força (até Samuel L. Jackson sofre com esse efeito colateral).



        Em "Águas Rasas", a atriz Blake Lively (Lanterna Verde) e mais uma vez, um tubarão, surgem para tentar mudar esse cenário. Muitos de nós duvidarem do êxito desse longa-metragem. Pois é, para nossa sorte nos enganamos. 



       A trama conta a história da estudante de medicina, Nancy (Blake Lively) que após perder sua mãe com uma doença fatal, resolve abandonar a faculdade e viajar para o México, em busca de uma praia deserta que traz boas recordações de quando a mãe estava grávida dela. Chegando lá, a garota resolve surfar nas águas límpidas que escondem uma péssima surpresa... um tubarão branco à espreita. 



          Confesso que há muito tempo não sentia tanta tensão assistindo um filme desse gênero. Para ser bem sincero, só "Tubarão" foi capaz de fazer isso com tamanho êxito.
          O único ponto negativo é que uma das cenas mais empolgantes que acontece no longa, é mostrada no trailer e como falei aqui em minha última crítica, tá na hora dessa publicidade trabalhar de forma mais inteligente. O medo está naquilo que não conseguimos ver e compreender. O "Tubarão" de Spielberg, em diversas oportunidades, não aparecia e só o fato da câmera "mergulhar" mostrando uma possível visão do monstro ou viajar sobre as águas "calmas" do mar já era motivo para todos se borrarem de medo. Mesmo assim, "Águas Rasas" consegue mostrar algumas coisas interessantes, além do trailer, e que realmente nos conduzem ao terror. Acredito que finalmente o monstro marinho dos anos 80 reconquistou seu lugar de respeito... Afinal de contas, gostamos de tubarões e queremos mais filmes bons assim. 



O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário