quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O Homem nas Trevas


Nota: 4,0

Em "O Homem nas Trevas", o diretor uruguaio Fede Alvarez, que dirigiu o remake de "A Morte do Demônio" traz a história de um grupo de bandidos que invade a casa de um homem cego com o intuito de roubá-lo. Os bandidos só esqueceram de combinar com o misterioso homem cego uma coisa: que o verdadeiro terror deveria ser praticado por eles e não pelo senhor solitário que habita a casa.  



           É, o que parece ser uma história banal de assalto mostra algo completamente diferente em que presenciamos o "jogo virar" de forma sufocante e claustrofóbica.
Não temos o fator gore de "A Morte do Demônio" em "O Homem nas Trevas", mas os sustos e sensação de agonia estão muito bem marcados na atmosfera do ambiente em que a casa é tão protagonista e macabra quanto seus personagens reais. 



           Fede Alvareis consegue, por intermédio de uma história simples, apesar de alguns clichês com saídas muito cômodas para momentos complexos, enaltecer o gênero terror sem ser espalhafatoso. Tudo em "O Homem nas Trevas" é bem econômico e o conjunto da obra trabalha de forma muito eficiente para que seja envolvente e repleto de reviravoltas. 



           Há tempos eu não dizia isso, mas "O Homem nas Trevas", guardadas as devidas proporções, traz um certo toque de originalidade, similar ao efeito "Jogos Mortais I" (que poderia ter parado no primeiro mesmo)



           Um filme que respeita e ao mesmo tempo exalta o gênero terror de forma descomplicada, barata e repleta de elementos que nos farão pular da cadeira do cinema com gosto. É, pelo visto, as qualidades sádicas de Fede Alvareis foram muito bem-vindas por Hollywood e por Sam Raimi, que produz "o Homem nas Trevas" para o promissor diretor uruguaio. Pelo visto esse será um daqueles filmes de custo baixíssimo e bilheteria muito lucrativa, graças ao seu tom realmente perverso. Uma verdadeira aula de tensão.


O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente



Nenhum comentário:

Postar um comentário