domingo, 17 de setembro de 2017

2ª EDIÇÃO DO “FESTIVAL BRASILEIRO DE FILMES SOBRE MOBILIDADE E SEGURANÇA DE TRÂNSITO” - MOBIFILM 2017 - ABRE INSCRIÇÕES


O MOBIFILM 2017 - 2º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança - evento dedicado à exibição de filmes, vídeos e programas de TV brasileiros, sobre os temas de mobilidade urbana e violência no trânsito -, anuncia o início das inscrições para a sua segunda edição. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site MOBIFILM ( www.mobifilm.com.br até 20 de outubro de 2017 - data limite para o envio eletrônico da Ficha de Inscrição. O evento, gratuito, acontecerá em São Paulo, no UNIBES CULTURAL, no dia 20 de novembro de 2017, com exibição de filmes durante o dia e evento de encerramento e premiação à noite.



SOBRE O MOBIFILM 2017

MOBIFILM tem o objetivo de incentivar e divulgar a produção audiovisual, promover reflexão, gerar debate, inspirar ideias e melhorar a consciência do país sobre os graves problemas afeitos a esses temas.
Alinhado com o Global Road Safety Film Festival, o MOBIFILM - com direção de Eduardo Abramovay, idealizador do evento, e produção de Leonardo Kehdi -, foi concebido a partir de uma reflexão sobre um panorama cujas estatísticas revelam uma realidade estarrecedora.
Milhões de automóveis consomem milhões e milhões de toneladas de aço, vidro, borracha, energia e água. Despejam na atmosfera milhões de agentes poluidores. Entopem as cidades. Drenam recursos públicos. A indústria automobilística produz aproximadamente R$ 200 bilhões por ano no Brasil. A soma do custo social desta indústria, isto é, o valor em horas perdidas dos congestionamentos + custo de saúde gerado pela poluição + o custo de vidas e trabalho perdidos em acidentes, + o custo hospitalar e terapêutico de vítimas sobreviventes + custo dos danos materiais dos acidentes, a soma destes fatores equivale ao valor total que a indústria produz. Em outras palavras, tudo que ela gera de riqueza por um lado, é destruído em outro.
Os números são eloquentes: 1.3 milhão de mortos e 50 milhões de lesionados graves em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa agrupa ONU, OMS, CEE, Cruz Vermelha e Banco Mundial. Uma das iniciativas promovidas pela FIA/ONU foi a criação do Festival Internacional de Filmes sobre Segurança Viária, realizado com sucesso de público e mídia em Genebra, Marrakesh e Paris. O MOBIFILM foi criado a partir dessas ideias e iniciativas.

MOBIFILM 2016

A 1ª edição do MOBIFILM ocorreu em agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo, com grande sucesso. Foram exibidos 88 filmes, selecionados entre as mais de 300 obras inscritas. Em Trânsito, de Marcelo Pedroso, foi grande vencedor do festival.

O festival em 2017 exibirá filmes nacionais em 6 categorias:

1- Vídeo-cidadão: vídeos produzidos por cidadãos, com imagens captadas por telefone celular ou equipamento não profissional de vídeo. Duração máxima, 10 min.
2- Escolares e Universitários: Vídeos produzidos por estudantes do ensino fundamental, secundário e universitário.
3- Produção Independente curta-metragem. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 15 minutos de duração.
4- Produção Independente média-metragem. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com duração entre 15 e 52 minutos
5- TVs: Programas de Televisão e vídeos produzidos por emissoras de televisão, abertas ou por assinatura. Duração máxima, 52 min.
6- Produção Institucional/Oficiais: Vídeos produzidos por entidades oficiais ligadas à área de Trânsito (DETRAN, CET, Ministérios, Campanhas oficiais, etc.)
Serão admitidos para inscrição no MOBIFILM filmes de produção ou coprodução brasileira, sem restrições de data de realização, desde que não inscritos no MOBIFILM 2016, nos gêneros de documentário ou ficção. Serão admitidos filmes captados e editados em qualquer formato, com duração mínima de 30 segundos e duração máxima de 52 minutos. Cada realizador (diretor da obra) pode inscrever até 4 títulos para seleção. Não há limite de filmes inscritos por companhia produtora. Não há exigência de condição inédita. (A obra pode ter sido exibida em festivais, TV aberta ou fechada e canais de internet.)
Para a inscrição, o filme deve ser postado em uma Rede Social (Youtube, Vimeo, etc.) e devem ser enviados, até a data limite, através de Link de Acesso, informado em campo específico da Ficha de Inscrição, juntamente com a senha de liberação, caso seja necessária. Não serão aceitos links de sites de transferência de arquivos, como WeTransfer, Dropbox, SendSpace etc. Inscrições e/ou filmes recebidos após a data limite não serão consideradas para seleção Todo filme inscrito deverá enviar uma breve sinopse (máximo 5 linhas), créditos (ficha técnica) e 2 fotografias de divulgação da obra, em boa resolução.

Premiação
Um júri de especialistas designará os vencedores em cada categoria da mostra e o grande vencedor do Festival. Serão avaliados pelos curadores atributos como qualidade da obra, considerada em seus aspectos formais e de conteúdo, e sua pertinência em relação aos temas propostos.
O diretor de cada categoria será premiado com um diploma e um troféu. O grande vencedor receberá igualmente um diploma e um troféu. A divulgação dos filmes selecionados para o evento ocorrerá até 010/11/2016.

SERVIÇO
2º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança de Trânsito - MOBIFILM 2017
Data: 20 de novembro de 2017
Local: UNIBES CULTURAL (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, Tel. 11 3065- 4333)
Horário: 10:30 – 21:00 hs.
Gratuito
INSCRIÇÕES: www.mobifilm.com.br

Eduardo Abramovay – edumovay@gmail.com – (11) 98404 8889


Nenhum comentário:

Postar um comentário