quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Pica-Pau - O Filme | Críticas de Cinema - Efrem Pedroza


Direção: Alex Zamm

Elenco: Tomothy Omundson, Thaila Ayala, Graham Verchere

Gênero: Animação, Comédia


     Enfim, o passarinho que surgiu na década de 40 finalmente ganhou uma animação para os cinemas. E se "Pica-Pau - O Filme" não consegue empolgar por suas principais qualidades que o trouxeram até aqui, pelo menos em alguns poucos momentos, como quando se ouve a música tema de abertura, a animação se salva criando um verdadeiro frenesi nostálgico nos mais velhos. 



     A trama é muito simples e conta com o querido Pica-Pau aprontando várias de suas travessuras para proteger seu território. Dois vigaristas, Lance Walters (Timothy Omundson) e a namorada Vanessa (Thaila Ayala) precisam de dinheiro. Para conseguir o que querem, resolvem construir uma super mansão no meio da floresta para lucrar com sua venda em seguida.  Se não fosse a tentativa de passar uma mensagem ecológica no filme (a necessidade de adaptar o velho ao novo para que toda família possa assistir), talvez a essência do personagem fosse preservada nesse aspecto. 



     Além da tentativa em transmitir uma mensagem, o que descaracteriza totalmente o personagem, Pica-Pau é "infernal", mas não no nível nonsense que conhecemos desde suas animações antigas. Em suas animações televisivas, víamos o personagem literalmente cometer atos criminosos e em alguns momentos demonstrar crueldade e sadismo implacáveis. Como já destaquei aqui, o personagem é engraçado, mas com uma "barreira moral" que impede de mostrar aquilo que mais amamos nele desde sempre que é sua "loucura". 



     A atriz brasileira, Thaila Ayala, uma das personagens do filme, literalmente não chama a atenção como suposta vilã, além de Timothy Omundson. Em uma tentativa comercial de "vender" um Pica-Pau ao estilo "não façam isso em casa, crianças", a essência do personagem mais travesso das animações televisivas fracassa. Para uma nova geração o passarinho até diverte, mas para os mais velhos não consegue fazer jus ao mito... O que é uma pena. 



Nota do crítico: 2,0

O critério de notas é estabelecido da seguinte forma:

0,0 = péssimo
1,0 = ruim
2,0 = regular
3,0 = bom
4,0 = ótimo
5,0 = excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário